lunes, 23 de octubre de 2017

Casa de la FEB...72 años Desembarco en Europa

Casa da FEB comemora 72 Anos do Desembarque da Força Expedicionária Brasileira na Itália

Os 72 Anos do Desembarque da Força Expedicionária Brasileira na Itália foram comemorados hoje 21 de julho na Casa da FEB. Em 16 jul 1944, ha exatos 72 anos desembarcaram em Nápoles os primeiros soldados dos 25 mil que o Brasil mandou para ajudar a derrotar o nazi fascismo na 2ª. Guerra Mundial.


Foram também comemorados os 53 Anos de Fundação da ANVFEB (16-7-1963) e os 40 Anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-7-1976). Estavam presentes os Veteranos Rosenthal, Maximo, Candinho e Osias e diversos representantes civis e militares, entre os quais o Vice Alte Jose Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Desembargador Egas Moniz de Aragão Daquer, Diretor Jurídico do CNOR, Cel Denilson Santos Leitão, Sub-Diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito, Cel Arthur, Secretario da Ordem dos Velhos Artilheiros, CMG Roland Melo, Presidente da AFAC, Association Française des Ancien Combattants, CLC Francisco Gondar VP do CCMM – Centro de Capitães da Marinha Mercante, CMG Guilherme, Cmt do GptFNRJ, Dr Jose Antonio Azevedo, Diretor da SOAMAR-RIO, Amigos da Marinha, e demais Diretores, Cel Claudio Skora Rosty, representante do Diretor do CEPHIMEX, Gen Bergo, e demais Pesquisadores Associados, TC Fabio Batouli, Cmt do 21º. GAC, TC Claudio, Diretor do MNM2GM, Sr Artem Fomin, Chefe do Protocolo, Representante do Consul da Rússia, Maj GArruth, Sub-Cmt do Museu Militar Conde de Linhares, Maj Fernando Procópio dos Santos, Representante do Comandante do 1º. G Av Ca, TC Gonçalves, CC Claudio Abrantes, Representante do Comandante do 1º. DN Alte Leonardo Puntel, Tem Gabriel, Representante do Cmt do BEsCom, Tem Jorge Silva, Representante do Gen Ramos, Cmt da 1ª. DE, Tem Sergio Monteiro, Presidente do CNOR, Tem Ricardo, Presidente da AORE-RJ e demais Diretores, Dr Edson Schttini, representante do Presidente da ADESG, Prof. Gustavo Heck, Tem Sergio Capella, Diretor do CVMARJ, Vet FN Jurandir Soares, AVCFN e TRANSRUF, entre outros.

Após o toque de presença de ex-Combatente e o Hino Nacional Brasileiro, o Presidente Dr. Breno Amorim apresentou sua tocante crônica inspirada na data de hoje, do desembarque do 1º escalão de nossos soldados na Itália, no distante, porém inesquecível, 16 de julho de 1944, sob o titulo Cronica de um Embarque, 70 anos depois.

Em seguida o 2º Vice-presidente da ANVFEB, Prof. Israel Blajberg apresentou o novo projeto da Casa da FEB, o CCOMN – Conselho dos Comandantes das OMs Nacionais da 2ª. Guerra Mundial, após o que ocorreu a imposição da “Medalha Marechal Mascarenhas de Morais”, ao Dr. Antonio Seixas, Sres. Marco Antonio Tronca, Marcelo Peixoto, e Maj PMRS Jorge Emerson Ribas de Lima, da “Medalha do Mérito Febiano” ao Dr. Alexandre Fortes Costa, e da “Medalha do Sesquicentenário de Retomada de Uruguaiana” ao Veterano Israel Rosenthal, Dr Breno Amorim, Tem Sergio Monteiro, Prof. Israel Blajberg e Cel Herbert Seixas Duarte.


Os homenageados Dr. Antonio Seixas e Dr. Alexandre Fortes Costa apresentaram explanação sobre os trabalhos jurídicos e institucionais que ambos promoveram, com a ajuda de sócios e dirigentes da ANVFEB, na defesa da ação judicial que ameaçava o futuro da Casa da FEB, e que culminou com o decreto estadual de tombamento histórico da nossa sede e do acervo histórico da Associação.


O Sr. Marcos Tronca realizou uma apresentação sobre o trabalho cívico que o INSTITUTO DE HISTÓRIA E TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL realiza com sucesso, «Projeto FEB nas Escolas», pela Liga da Defesa Nacional (RS).

Como é tradição, foram cantadas as duas primeiras estrofes e o refrão da “Canção do Expedicionário”, seguindo-se o Minuto de Silencio homenageando os Veteranos da FEB falecidos. Um coquetel de confraternização no Salão de Eventos do 2º andar encerou as atividades, com o parabéns e corte do bolo de aniversário da ANVFEB.
Fotos: Fernanda Aragão/ FM
Por Prof. Israel Blajberg
(ASCOM CFEB/ FM)

No hay comentarios:

Publicar un comentario