viernes, 6 de octubre de 2017

Predidente de la FAHIMTB, Cel.Claudio Moreira Bento


Palabras del Excemo.Sr.Cel Don Claudio Moreira Bento, Presidente de la FAHIMTB-RJ, BRASIL, en relación a la carta que fuera cursada oportunamente, por esta Academia !!!

ACADEMIA DUQUE DE CAXIAS DA REPÚBLICA ARGENTINA

Esta Presidência acaba de receber carta do Dr. Eduardo Carlos Javier Jurado comunicando haver fundado na Argenti¬na, a Academia Duque de Caxias da Repú¬blica Argentina sendo ele seu presidente. e cujo site é HTTP://academia-duque-de-caxias.blogspot.com.br e.mail é
Academiaduquedecaxiasra@gmail.com

Assina também a mensagem o senhor Valdemir de Lourdes Frolnhofer como presiden¬te do Instituto Argentino-Brasileiro, Dom Luiz Alves de Lima e Silva.
Em sua mensagem o presidente da Academia Duque de Caxias da Repú¬blica Argentina nos infor¬mou.
'Ser um prazer e uma verdadeira honra contatar-me com o senhor com o objetivo de felicitá-lo por meio desta correspondência, por tão importante trabalho educativo que realiza no Brasil junto e fundamenta/mente em nosso querido continente sul-americano.
Motiva esta correspondência, a circunstância de que faz muito tempo, tinha um sonho, que agora concretizo em meu pais, pois conheço profundamente o Duque de Caxias, personagem decisivo, no meu entender, da Pacificação do quer/do e amado pais irmão, o Brast/.
Durante anos em minha carreira de advogado, docente universitário e secundario, desejando alcançar em todas as minhas atividades o ideai de justiça, que não somente limitado aos foros judiciais, mas em toda as atividades que como quero alcançar.
A Argentina tem tido personalidades e heróis brilhantes como San Martin, Manoel Belgrano e tantos outros que sonharam com uma Argentina e um mundo em Paz.
Hoje devo dizer-/he Corone/, que desde adolescente me chamou a atenção a figura deste grande e ilustre personagem. E que ao longo dos meus 50 anos de idade não vi na minha cidade .salvo na Provinc/a de Corrientes, o Regimento nº4 em Monte Caseros, unidade do Exército Argentino com a denominação de Duque de Caxias.
Em tal sentido, a sua generosidade, capacidade, vocação de serviço desde menino, e a vasta trajetória de historiador, conquista da sua existência, mostra com clareza uma personalidade, fascinante que cativa o leitor. Sendo um verdadeiro exemplo a ser seguido pe/as novas gerações de jovens, tanto miliitares quanto civis
Materializei a fundação de Academia Duque de Caxias da República Argen¬tina e o Instituto Argentino-Brasileiro Don Luiz Alves de Lima e Si/la como espaço cu/tural de investigação histórica, de /egado presente e futuro do Duque de Caxias, ajudando a estabelecer uma ponte de maior aproximação e comunicação entre as nações irmãs Brasil/Argentina, possibilitando desta maneira, reconhecer todas as pessoas de bem que se destaquem em suas profissões, possam ser reconhecidas e instadas a praticar os mais elevados exemplos que toda a sociedade merece alcançar.
Tenho que agradecer a grande colaboração rea/izada a esta Academia Duque de Caxias da Argentina, de seu camarada o senhor Corone/ Antonio Cezar de Oliveira Mendes, atua/ Adido Militar do Exército Brasileiro na Argentina que contribuiu em nos fornecer oportunamente, materia/lde pesquisa para o estudo do grande Pacificador Duque de Cax/as.
Fina/mente o convido a visitar nosso site que está sendo desenvolvido, como também algumas publicações que aparecem de sua distinta autoria no site www.ahimtb.org.br e nele os 200 anos da Independência Argentina e a sua visão do genera/ San Alartin.
Espero que esta prtme/ra comunicaçâo seja o início de um intercambio cultural. Aprove/to para félicita-lo novamente e enviar-/he uma saudação respeitosa e cordia/ desde a cidade de Buenos Aires.
Dr. Eduardo Carlos Javier Jurado
Nota do autor: No Bicentenário da Independência Ar¬gentina, ocorrido em 9 de julho de 2016. produzimos trabalho alusivo, o qual figura desde então na página de abertura do site da FAHIMTB www.ahimtb.org.br no qual reverenciamos o general São Martin e mostramos a sua afinidade com o ideal do Duque de Caxias, lembrando que em 1939, o então Major Jonas de Morais Correia Neto, levou a Escola Militar do Realengo, a invicta espada de 6 campanhas, do Duque de Caxias ,para figurar ao lado da espada do General San Martin, trazida por cadetes do Exército Argentino em visita ao Brasil. Foi a primeira vez que esta relíquia saiu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A 2*e 3* vez que ela saiu do Instituto foi em 1978 e 1980, em que a levei comandando, na qualidade de oficial da AMAN e historiador dos quadros de IHGB, no comando de uma Guarda de Honra e Segurança integrada por cadetes, sendo que em 1980, para as comemorações do centenário de falecimento de Duque de Caxias,


Em 1930, o Cel José Pessoa, comandante da Escola Militar do Realengo, copiou a espada de Caxias, com apoio do Ministro da Guerra Gen Leite de Castro criando, à sua semelhança, em miniatura, o Espadim de Caxias, arma privativa dos cadetes do Exército.


Livro deste autor disponível para ser baixado em Livros Plaqutas site da FAHIMTB www.ahimtb.org .br, como também o livro Caxias Diaa Dia'de autoria do Cel Historiador Luiz Ernâni Caminha Giorgis. Complementam estes trabalhos a edíção Histórica Duque de Caxias, do Jornal Inconfidência n° 242 de 25 agosto de 2017 disponível no site do jornal www.jornalinconfidencia.com.br. Um trabalho relevante do Editor e Redator do Inconfidência, o jornalista Carlos Carlos Miguez.


No hay comentarios:

Publicar un comentario